A WEG lançou uma nova plataforma de aerogeradores, com potência de 7 MW e 172 metros de diâmetro de rotor. Segundo a empresa, a turbina eólica se tornará a maior máquina em operação no mercado brasileiro. A indústria catarinense atua no Brasil com a plataforma de 2,1 MW, que de acordo com a companhia já tem 650 MW em operação. Uma nova família, mais potente, foi também recém-lançada, de 4,2 MW, com mais de 1 GW comercializado. 

Diferente da plataforma de 4,2 MW, fabricada atualmente pela WEG e que se destaca pelo foco nas especificidades de vento e condições climáticos do Brasil, o novo aerogerador tem características adaptadas para também atender outros mercados, com vista à exportação.

Ele conta com tecnologia de acionamento Medium-Speed Geared (MSG), aliada a um conversor de potência plena, que permite interconexão suave à rede elétrica e flexibilidade para se adaptar e cumprir diferentes códigos de rede de cada país. Outra funcionalidade é sua capacidade de fornecer energia reativa mesmo sem vento, que pode viabilizar outras receitas além da produção de energia.

O novo projeto contempla ainda modularidade em seus componentes para simplificar a logística, como torre mais alta e um conceito de montagem mais fácil especialmente para relevos acidentados. A fabricação dos novos aerogeradores acontecerá inicialmente no Brasil, em Jaraguá do Sul (SC), onde a empresa já produz aerogeradores e conta com centro de operações eólico para realizar o controle, monitoramento e análise de sua frota no País.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024