A WEG lançou uma nova plataforma de aerogeradores, com potência de 7 MW e 172 metros de diâmetro de rotor. Segundo a empresa, a turbina eólica se tornará a maior máquina em operação no mercado brasileiro. A indústria catarinense atua no Brasil com a plataforma de 2,1 MW, que de acordo com a companhia já tem 650 MW em operação. Uma nova família, mais potente, foi também recém-lançada, de 4,2 MW, com mais de 1 GW comercializado. 

Diferente da plataforma de 4,2 MW, fabricada atualmente pela WEG e que se destaca pelo foco nas especificidades de vento e condições climáticos do Brasil, o novo aerogerador tem características adaptadas para também atender outros mercados, com vista à exportação.

Ele conta com tecnologia de acionamento Medium-Speed Geared (MSG), aliada a um conversor de potência plena, que permite interconexão suave à rede elétrica e flexibilidade para se adaptar e cumprir diferentes códigos de rede de cada país. Outra funcionalidade é sua capacidade de fornecer energia reativa mesmo sem vento, que pode viabilizar outras receitas além da produção de energia.

O novo projeto contempla ainda modularidade em seus componentes para simplificar a logística, como torre mais alta e um conceito de montagem mais fácil especialmente para relevos acidentados. A fabricação dos novos aerogeradores acontecerá inicialmente no Brasil, em Jaraguá do Sul (SC), onde a empresa já produz aerogeradores e conta com centro de operações eólico para realizar o controle, monitoramento e análise de sua frota no País.



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026