A distribuidora catarinense Celesc inaugurou a subestação de energia Barra Velha Sertãozinho, na região do Vale do Itaperiú, no litoral norte do estado. O empreendimento deve atender cerca de 40 mil unidades consumidoras, direta e indiretamente, na região de Barra Velha, São João do Itaperiú, Penha e Balneário Piçarras.

Segundo o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, trata-se de uma das 20 subestações que estão sendo realizadas desde 2019, sendo a oitava energizada. “Todas estão preparadas para garantir a qualidade da energia pelos próximos dez anos, de forma a dar oportunidade ao desenvolvimento das cidades, comércio e empresas, e a levar melhores condições de vida para as pessoas”, disse Martins.

O investimento total da Celesc, com a aquisição do terreno e as construções da linha de distribuição e da subestação, foi de aproximadamente R$ 18 milhões. Outro R$ 1,4 milhão foi aplicado nos dois alimentadores que entrarão em operação com a energização da subestação. Em Barra Velha, serão atendidas pela nova subestação consumidores dos bairros Sertãozinho, São Cristóvão, Vila Nova, Escalvado, Quinta dos Açorianos e Centro. Um terceiro alimentador, exclusivo para o município de São João do Itaperiú, deverá ser entregue em 2023, beneficiando 1851 unidades consumidoras.

 A SE Barra Velha Sertãozinho deverá operar, inicialmente, com um transformador de potência de 26,6 MVA, com possibilidade de ampliação da capacidade para 2 x 40 MVA, totalizando 80 MVA. O suprimento na alta tensão será de 138 kV.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024