A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI, alcançou a meta de ter 100% da sua matriz energética renovável. O objetivo foi concluído com um programa que envolve investimento em usinas solares fotovoltaicas próprias, aquisição de energia de fontes incentivadas no mercado livre (ACL) e com a compra de certificados de energia renovável.

Entre as ações implementadas, destaca-se a construção de duas usinas fotovoltaicas para autogeração, a Capim Branco I e Capim Branco II, inauguradas em 2018 e 2020, respectivamente. Ambas na região de Uberlândia (MG), elas somam capacidade para gerar 18.600 MWh por ano de energia solar.

Para facilitar o cumprimento da meta, a Algar Telecom também tem investido em eficiência energética, para reduzir o consumo de suas operações. “Mesmo com o crescimento da companhia e expansão da nossa rede, todas as nossas iniciativas e investimentos em eficiência resultaram na redução do consumo de energia de 55.851 MWh, em 2020, para 54.977 MWh, em 2021”, disse o vice-presidente de Tecnologia e Evolução Digital da Algar Telecom, Luís Lima.

No ano passado, a empresa também modernizou equipamentos de climatização, reduzindo o consumo de energia por meio da substituição dos aparelhos de ar-condicionado para modelos mais eficientes, com a troca daqueles que utilizam o gás R22, mais prejudicial para a camada de ozônio. Além disso, a empresa passou a monitorar em tempo real o consumo de eletricidade dos escritórios e prédios, permitindo identificar oportunidades de otimização do consumo e aumentar a eficiência.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025