A Eneva, da área de exploração e produção de gás natural, anunciou oferta de aquisição da Celse - Centrais Elétricas de Sergipe. Pelo acordo, apresentado às controladoras New Fortress Energy e Ebrasil Energia, a Eneva adquire 100% das participações acionárias da Usina Termelétrica de Porto de Sergipe por R$ 6,1 bilhões. Além disso, a empresa também assume R$ 4,1 bilhões referentes à dívida atual da Celse.
Localizada no litoral de Sergipe, em Barra dos Coqueiros, a termelétrica a gás da Celse, de 1,6 GW, tem capacidade para atender a 15% da demanda de energia da região. A unidade está totalmente contratada no ambiente regulado até dezembro de 2044.
“A aquisição da Celse é um movimento estratégico para a Eneva alavancar competências e diversificar ainda mais o modelo de negócio em consonância com nossas ambições estratégicas para 2030", afirmou o CEO da Eneva, Pedro Zinner. A combinação dos ativos da Eneva com a aquisição, vai resultar em aproximadamente 6 GW de capacidade instalada.
Além do aumento de capacidade, a negociação permitirá à companhia ter sua primeira infraestrutura de hub de gás – além da exploração e de unidades geradoras, contará com gasoduto e porto para escoar o produto. A aquisição também garante à Eneva acesso a gás importado e infraestrutura com capacidade ociosa para expansão da oferta.
Como parte da transação, a Eneva concordou em adquirir, direta e indiretamente, 100% das ações da Celsepar - Centrais Elétricas de Sergipe Participações SA., que detém 100% dos direitos de expansão da usina sergipana, com um pipeline adicional de 3.2 GW de projetos de expansão.
Mais Notícias EM
Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.
25/07/2025
Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.
25/07/2025
Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.
25/07/2025