Entrou em operação na Espanha, em Puertollano, uma unidade de produção de hidrogênio verde considerada uma das maiores no mundo atualmente. O projeto, desenvolvido pela Iberdrola para a empresa Fertiberia, gera o H2V a partir de sistema de eletrólise de 20 MW, convertido em amônia verde para uso em fertilizantes de baixo carbono.

Para a energia renovável, há no projeto uma usina solar fotovoltaica com potência instalada de 100 MWp e um sistema de armazenamento de energia de bateria de 5 MW/20 MWh. A espanhola Ingeteam foi escolhida pela Iberdrola para fornecer o sistema de baterias de íons de lítio, integradas em recipientes de 40 pés com resfriamento de água. Os conversores de bateria foram integrados nas centrais com o restante dos elementos necessários para a conexão de média tensão. A Ingeteam também conduziu a montagem do sistema de armazenamento e seu subsequente comissionamento.

O sistema de baterias é usado para armazenar parte da energia fotovoltaica gerada durante o dia, que será ser aproveitada durante a noite. Há no sistema quatro recipientes de bateria totalmente integrados de 40 pés, com 1,25 MW/5 MWh cada. Também faz parte do fornecimento um sistema de monitoramento e controle integrado à solução de armazenamento e uma central elétrica equipada com tudo o que for necessário para injetar potência de média tensão: transformador LV/MV, interruptor de média tensão, transformador de serviços auxiliares e central.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025