A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul, e a CPFL Energia inauguraram um laboratório para estudo de arcos elétricos. Projetado pelo centro de tecnologia da UFSM e financiado pela CPFL,  o empreendimento contou com investimento de R$ 1,31 milhão, oriundo do programa de P&D Aneel da empresa de energia. 

O novo centro de pesquisas permite a realização de testes para diferentes configurações e condições climáticas. Durante os ensaios, será possível medir a energia térmica irradiada na ocorrência de um arco (energia incidente), observar o alcance do arco e o seu comportamento em ambiente controlado.

A ideia central do laboratório é entender os efeitos da exposição do trabalhador à energia incidente, a distância de trabalho apropriada e os requisitos de equipamentos de proteção individual (EPI). Os estudos vão replicar condições reais oriundas da ocorrência de um curto-circuito, reiterando o caráter prático de seus resultados.

“O laboratório vai permitir o desenvolvimento de metodologias que consideram a realidade brasileira, clima e características das redes de energia elétrica. Até hoje, contávamos com referências estrangeiras, pouco relacionadas com a aplicação prática no setor elétrico. Esse cenário começa a mudar a partir de agora”, afirmou o diretor de engenharia da CPFL Energia,  Caius Malagoli.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025