A geradora privada SPIC Brasil e o Cepel - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica assinaram contrato de desenvolvimento de projeto de P&D Aneel para criação de projeto conceitual de engenharia de uma planta integrada e multipropósito de hidrogênio verde (H2V) e amônia verde. O projeto é resultado de memorando de entendimento assinado em 2020 entre a SPIC Brasil, o Cepel e o instituto chinês de pesquisa SNPDRI, para troca de experiências em projetos de energia inteligente.

A iniciativa visa principalmente avaliar a economicidade de soluções de H2V para aplicações reais em diferentes condições e escalas. Com base em cerca de duas décadas de experiência em tecnologias do hidrogênio, participação em outros projetos de P&D Aneel no tema e atuação em áreas associadas, como células a combustível, armazenamento de energia, integração energética e geração fotovoltaica, o Cepel vai liderar o projeto.

O projeto de P&D terá duração de 18 meses, a contar do primeiro dia de abril, e será desenvolvido em seis etapas, englobando fundamentação e contextualização; concepção de engenharia e modelagem básica da planta; análise de cadeias de insumos e produtos da planta; estudos de avaliação técnica e econômica e de integração material e energética; modelagem avançada, análises de otimização e gerenciamento da planta; e desenvolvimentos e simulações com EMS.

A SPIC Brasil poderá utilizar o conhecimento produzido pela pesquisa para desenvolver e refinar projetos da empresa que envolvem H2V, para atendimento de demandas futuras e criação de oportunidades de mercado. “Analisamos várias alternativas para esse projeto. O caminho que definimos com o Cepel é resultado da convergência de interesses e de resultados, mas que também aposta na originalidade e no desenvolvimento de novas tecnologias”, avalia Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024