A GE Renewable Energy fechou contrato para atualizar tecnologicamente a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). O trabalho será realizado pelo consórcio CMI, liderado pela GE Hydro Solutions e composto pelas empresas paraguaias CIE e Tecnoedil, responsáveis pela montagem e fornecimento de materiais gerais, respectivamente.

O projeto é considerado o maior já realizado nas instalações da hidrelétrica desde a sua inauguração há quase 40 anos. A previsão é a de que os serviços levem 14 anos para ser concluídos. A atualização será feita em equipamentos e sistemas de todas as 20 unidades geradoras. Além disso, estão planejadas melhorias nos sistemas de medição, proteção, controle, regulação e supervisão da hidrelétrica.

O escopo geral de fornecimento da empresa norte-americana inclui o fornecimento de cubículos de média tensão, sistemas de gerenciamento de energia, tecnologia de automação e ainda a entrega de sistemas de proteção, controle e supervisão para as unidades geradoras, subestação GIS e as linhas de transmissão de 500 kV existentes. Também serão instaladas duas novas subestações GIS compactas para aumentar a confiabilidade dos serviços auxiliares elétricos da usina. A modernização de cada unidade deve levar em média seis meses.

Com 14 GW de capacidade instalada, o que a torna a segunda maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da Usina de Três Gargantas (22,5 GW) na China, Itaipu é responsável pelo fornecimento médio de 8,4% da energia consumida no Brasil e de 85,6% no Paraguai. A usina é também a que mais produziu energia na história, com mais de 2,8 bilhões de GWh desde 1984, e também gera mais energia anual do que a Três Gargantas, por ter maior fator de capacidade.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024