O PotencializEE, um programa da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME e coordenado pela agência alemã GIZ, lançou o guia “Múltiplos benefícios de eficiência energética na indústria”. A meta do documento é apresentar vantagens da implementação das medidas de eficiência energética para pequenas e médias indústrias.

Disponível de forma gratuita na internet, o guia funciona como um manual, e é a primeira de uma série de publicações em desenvolvimento pela equipe do programa para disseminar e sensibilizar os diversos segmentos industriais em relação aos benefícios da eficiência energética. Há detalhes no guia sobre especificidades das tecnologias e suas contribuições para a redução da emissão de gases de efeito estufa no Brasil.

As vantagens obtidas com a adoção de práticas, para a publicação, se refletem em melhorias de desempenho corporativo, produtividade e competividade no mercado, do gerenciamento socioambiental, da saúde e segurança dos colaboradores de uma empresa, além da qualidade dos produtos e até da motivação e satisfação dos colaboradores.

Quando adotadas as ações de eficiência energética, segundo o guia, há reflexos positivos sobre as indústrias, que seriam os múltiplos benefícios. Há, por exemplo, melhoria na capacidade produtiva, que se refletem em ganhos no tempo de processamento e na redução no custo de fatores de produção. Outro exemplo de benefício seria a melhora na qualidade dos produtos, já que caem os índices de refugos e de devoluções dos consumidores. O guia explica vários outros benefícios das ações e consequentes indicadores que apontam as melhorias.

Dados da Abraman - Associação Brasileira de Manutenção apontam que a idade média das instalações das PMEs (pequenas e médias empresas) nacionais é de 20 anos e elas respondem por 68% da energia utilizada na indústria. Segundo o PotencializEE, um terço dessa energia poderia ser economizada através de implementações de projetos de eficiência energética.

O guia está disponível no site www.programa-potencializee.com.br



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024