O Brasil registrou o consumo de 68.095 MW médios no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, março foi o mês responsável principal pelo acréscimo do período. Isso por conta da maior movimentação da economia, com a retirada das restrições para combate à pandemia e ainda por causa do cenário internacional favorável para exportações de setores como o petroquímico e de mineração.
Segundo dados preliminares da CCEE, o maior crescimento se deu no mercado livre, que utilizou 23.298 MW médios da eletricidade gerada no SIN - Sistema Interligado Nacional, 5,5% a mais do que no primeiro trimestre do ano passado. Já o mercado regulado consumiu 44.796 MW médios, com recuo de 1,4% em relação aos três primeiros meses de 2021.
A análise da câmara aponta, porém, que a migração de consumidores entre os dois ambientes de contratação tem efeitos importantes sobre os dados. Eliminando do resultado as cargas que se movimentaram nos últimos doze meses, o avanço do mercado livre seria menor, de 1,8%, enquanto o regulado teria uma alta de 0,4%. Outro impacto que precisa ser considerado é o da geração distribuída no mercado regulado. Ao se desconsiderar a GD, haveria um crescimento de 0,2% no ambiente de contratação regulada.
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025