A Atlas Renewable Energy, do fundo britânico Actis, vai construir três parques eólicos no Chile, com capacidade total de 417 MW. O empreendimento se tornou possível com a assinatura de um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) de longo prazo com a Enel, para um volume de 1300 GWh/ano.

O volume de energia anual corresponde ao consumo de 628,5 mil famílias do Chile e evita 671,4 mil toneladas de emissões de carbono, equivalente à retirada de 145,9 mil carros das ruas de Santiago, capital do país.

A carteira de projetos eólicos, batizada de Alpaca, deve estar operacional até 2025 e será instalada nas regiões de Maule, La Araucanía e Los Lagos, no sul do Chile. A Atlas já está presente, com projetos solares, em Antofagasta, Atacama e na região metropolitana de Santiago. 

Durante a construção dos projetos eólicos, a Atlas vai priorizar o desenvolvimento da mão de obra local, o que já foi feito na usina solar Sol del Desierto, que forneceu habilidades técnicas em montagem de painéis e eletricidade a 66 mulheres da comunidade de María Elena, na região de Antofagasta. Com os cursos, as mulheres puderam se candidatar para a construção do projeto e de outras obras do grupo.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025