A Atlas Renewable Energy, do fundo britânico Actis, vai construir três parques eólicos no Chile, com capacidade total de 417 MW. O empreendimento se tornou possível com a assinatura de um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) de longo prazo com a Enel, para um volume de 1300 GWh/ano.

O volume de energia anual corresponde ao consumo de 628,5 mil famílias do Chile e evita 671,4 mil toneladas de emissões de carbono, equivalente à retirada de 145,9 mil carros das ruas de Santiago, capital do país.

A carteira de projetos eólicos, batizada de Alpaca, deve estar operacional até 2025 e será instalada nas regiões de Maule, La Araucanía e Los Lagos, no sul do Chile. A Atlas já está presente, com projetos solares, em Antofagasta, Atacama e na região metropolitana de Santiago. 

Durante a construção dos projetos eólicos, a Atlas vai priorizar o desenvolvimento da mão de obra local, o que já foi feito na usina solar Sol del Desierto, que forneceu habilidades técnicas em montagem de painéis e eletricidade a 66 mulheres da comunidade de María Elena, na região de Antofagasta. Com os cursos, as mulheres puderam se candidatar para a construção do projeto e de outras obras do grupo.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025