A Neoenergia instalou, em escala piloto, um sistema de automação inteligente de redes em equipamentos reguladores de tensão e bancos capacitores em municípios paulistas de sua área de concessão (Neoenergia Elektro). Batizada de AIRq, a tecnologia utiliza informações da rede para, de forma automatizada, ajustar a tensão e o fator de potência para o patamar ideal, razão conhecida como controle de volt/var (unidades de medida de tensão e energia reativa).

O sistema foi implantado nos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. Para operá-lo, foram instalados painéis em reguladores de tensão e bancos de capacitores, que ficam localizados nos postes. Com os painéis, é possível transmitir os dados sobre a tensão e fator potência a um servidor central, que tem a visão global da rede. A partir dessas informações são realizadas manobras para que os níveis de tensão e reativos estejam constantemente nos melhores patamares. A tecnologia começou a operar em 20 alimentadores e 46 equipamentos.

Como exemplo prático do benefício da tecnologia de automação, o controle volt/var automatizado é capaz de tomar decisões para não afetar outros consumidores quando ocorre um aumento na carga de um cliente da distribuidora a ponto de reduzir a tensão da rede elétrica de toda a vizinhança.

Essas ações são particularmente importantes em regiões onde há um crescimento na geração distribuída, já que o sistema contribui para regularizar de forma dinâmica a tensão durante o dia, quando normalmente há um aumento provocado pelos módulos fotovoltaicos. Isso ocorre, por exemplo, em Atibaia, que recebeu, desde 2018, mais de 80 sistemas fotovoltaicos com capacidade instalada acima de 330 kWp e que geram 500 MWh/ano. Os recursos foram do Programa de Eficiência Energética (PPE) da Neoenergia Elektro.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024