A empresa sueca Eco Wave Power Global, especializada em geração de energia a partir de ondas oceânicas e marítimas, anunciou no dia 11 de abril que entrou em acordo com a marina Port Adriano, em Mallorca, na Espanha, para construir uma usina de energia de ondas de até 2 MW de potência.

Pelo acordo, a administradora da marina, a empresa espanhola Ocibar, concederá um local potencialmente adequado para a Eco Wave Power por um período de 20 anos para desenvolver a usina. Por outro lado, a empresa sueca será responsável por obter todas as licenças ambientais de instalação, por construir e comissionar a usina, assim como pela venda da energia.

A usina está prevista para ser construída e comissionada em duas etapas. Na primeira, será construída uma instalação com capacidade de até 1 MW e a segunda envolverá a construção, operação e manutenção da potência remanescente de até 2 MW.

A tecnologia patenteada da Eco Wave Power, empresa que apesar de ser sueca foi fundada em Israel, utiliza flutuadores que tiram energia das ondas, convertendo o movimento contínuo em queda das ondas em um processo de geração de energia. Mais precisamente, o movimento dos flutuadores comprime e descomprime pistões hidráulicos que transmitem fluido hidráulico biodegradável em acumuladores terrestres. Nos acumuladores, uma pressão gerada pelo processo gira um motor hidráulico, que por sua vez gira o gerador. Daí a eletricidade gerada é transferida para a rede, através de um inversor. Além disso, o fluido, após a descompressão, segue de volta para um tanque, onde é então reutilizado pelos pistões, criando assim um sistema circular fechado.

O sistema inicia a produção de eletricidade a partir de alturas de ondas de 0,5 metro. Todo o funcionamento do sistema é controlado e monitorado por um sistema de automação inteligente. Além disso, quando as ondas são muito altas para o sistema, os flutuadores automaticamente sobem para acima do nível da água e permanecem em posição ascendente até que a tempestade passe, retornando para a operação quando viável. Segundo a Eco Wave Power, há um pipeline de projetos com sua solução de 325,7 MW, em várias regiões do mundo.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024