A CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica entregou à Aneel o pacote de regras e procedimentos de comercialização (PdCs) que vão regulamentar a operação mercadológica das usinas híbridas e associadas no Brasil. O documento atende as diretrizes da Resolução Normativa nº 954/21.

As usinas híbridas e associadas permitem a combinação entre múltiplas matrizes de energia e possibilitam ganhos sinérgicos e financeiros para agentes que aderem à categoria, principalmente por conta do compartilhamento do sistema de escoamento da energia. A pauta vem sendo debatida há anos e se viabilizou com a aprovação da Resolução 954 no ano passado, que estabelece prazos para a chegada da modalidade e que passou a aceitar outorgas para usinas híbridas a partir de 1º de janeiro de 2022.

A CCEE realizou análises e definiu os primeiros passos para a criação do cenário mercadológico das usinas. “Apresentamos um material robusto e consistente, que deve possibilitar um cenário atrativo e seguro ao agente que optar por essa nova modalidade, possibilitando competitividade e oportunidade de negócios”, comentou Talita Porto, vice-presidente do conselho de administração da CCEE.
 A expectativa é que o material passe por análise interna da Aneel que, ainda em 2022, deve abrir consulta pública sobre o tema, a fim de avançar com as definições acerca do cenário para as usinas. Alguns arranjos específicos já podem ser operacionalizados de imediato pela CCEE, sem a necessidade de alteração das regras e procedimentos de comercialização, porém é esperado que todas as modalidades de negócios estejam disponíveis ainda no início de 2023.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024