A EDP lançou três novas turmas da sua escola de eletricistas, exclusiva para mulheres, em São Paulo e no Espírito Santo, onde o grupo português atua na distribuição de energia. Ao todo, serão ofertadas 48 vagas, sendo 32 para duas turmas em Serra (ES) e 16 para a turma em Mogi das Cruzes (SP). As inscrições estão abertas até o dia 18/04 por meio do link: https://brasil.edp.com/pt-br/escola-de-eletricistas-para-mulheres.

Para concorrer a uma das posições, as interesadas precisam ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e disponibilidade de horário integral,para aulas das 8h às 17h. O curso está previsto para acontecer de 25 de maio a 10 de setembro. A EDP lançou sua primeira Escola de Eletricistas para Mulheres em 2018, o que permitiu elevar em seis vezes o número de mulheres nesta função na companhia.

A escola proporciona formação profissional completa e possibilidade de contratação ao término do curso. As alunas receberão também materiais didáticos, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de bolsa-auxílio e almoço no local. O programa atende o compromisso da EDP de direcionar pelo menos 50% de todas as suas contratações a profissionais de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTQIAP+ e 50+.

Com carga horária de aproximadamente 500 horas e cerca de três meses de duração, a Escola de Eletricistas é gratuita e tem como foco a qualificação e capacitação na função de eletricista de redes de distribuição de energia.  Após a finalização do curso, as estudantes recebem certificado chancelado pelo Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e permanecem no banco de talentos da EDP e de empresas parceiras, podendo participar de processos seletivos para vagas efetivas.

O curso terá aulas teóricas e práticas a respeito dos princípios e leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos. O intuito é promover aprendizado sobre os procedimentos e técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança.  Ao término do curso, a expectativa é que essas pessoas estejam capacitadas para o mercado de trabalho.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025