O Brasil atingiu a marca de 10 GW de potência instalada em micro e minigeração distribuída, segundo acompanhamento da Aneel. Trata-se de um total de energia suficiente para abastecer aproximadamente 5 milhões de unidades consumidoras residenciais ou quase 20 milhões de pessoas.

A fonte mais utilizada é a solar fotovoltaica, com 910,6 mil micro e miniusinas, com cerca de 9,9 GW de potência instalada, 99% do total. A capacidade se soma aos 4,88 GW de potência instalada por empreendedores em usinas solares de grande porte, as usinas centralizadas, que somadas elevam a capacidade solar fotovoltaica no País para 14,78 GW.

Em todo o Brasil, são 922 mil instalações de micro ou minigeração distribuída, incluindo aí também projetos de outras fontes, como gás natural, biogás, biomassa e hídrica. Segundo a Aneel, 1,19 milhão de unidades recebem os créditos da geração (valor que inclui as unidades com a geração instalada). Os estados que lideram são Minas Gerais, com 149 mil unidades de GD instalada e 1,73 GW de potência instalada; São Paulo, com 148 mil unidades e 1,29 GW; e Rio Grande do Sul, com 123 mil unidades e 1,17 GW. Ao todo, 5469 municípios do Brasil contam com consumidores em GD.

“Além de propiciar a redução nas faturas dos consumidores, esse modelo de micro e minigeração contribui para a matriz elétrica brasileira de forma sustentável, pois são instalações de geração a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada. A marca de 10 GW reflete o trabalho da agência para aumentar investimentos no setor elétrico e viabilizar o empoderamento do consumidor”, afirmou o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025