A CPFL Transmissão iniciou no dia 23 de março a construção da Subestação Cachoeirinha 3, no município de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Trata-se da primeira obra do grupo após ter assumido, em outubro do ano passado, a Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-T), depois de vencer leilão realizado em julho.

A construção vai demandar investimento de R$ 110 milhões. Esse valor faz parte do total de R$1,5 bilhão previsto em investimentos para os próximos cinco anos pela CPFL, destinados a novas obras e também a melhorias e ampliação da rede de transmissão no Rio Grande do Sul.

A nova subestação ficará no bairro Águas Mortas, em Cachoeirinha, em uma área de 50 mil m², dos quais 15 mil m² de área construída. A instalação terá três bancos transformadores monofásicos, totalizando nove equipamentos e uma fase reserva. A capacidade total de transformação será 495 MVA.

Cerca de 700 mil clientes de Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e outras cidades da região metropolitana de Porto Alegre serão diretamente beneficiados pela obra, segundo revelou a CPFL. A previsão é de que as obras sejam concluídas em maio de 2023 e que gerem cerca de 530 empregos diretos e indiretos.

 “A construção da subestação está entre os projetos que serão realizados em 2022, contemplando todas as regiões do estado e reforçando a capacidade do sistema elétrico nacional”, disse André Gomes, presidente da CPFL Transmissão. O executivo também destaca que o objetivo é ampliar os ativos que já estão em funcionamento e a execução de novos empreendimentos.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024