A empresa Engerey, de Curitiba (PR), montadora de painéis elétricos, fechou parceria com a francesa Schneider Electric para produzir células modulares de média tensão, também conhecidas como cubículos SM6. Essas células são utilizadas como proteção e medição de entradas de média tensão de concessionárias de energia, além da distribuição e proteção em média tensão dentro das unidades consumidoras, em indústrias, shopping centers, data centers, aeroportos, companhias de saneamento e outros segmentos do setor terciário.

Para passar a produzir as células, a Engerey recebeu a certificação EcoXpert MV, oferecida pela Schneider, o que segundo a empresa confere garantia de qualidade e originalidade de componentes do painel. No caso da linha SM6 Schneider Electric, o tamanho do equipamento é considerado compacto, o que torna sua aplicação viável, por exemplo, para instalação de shoppings até subestações com limitação de espaço em redes de distribuição elétrica.

O SM6 tem disjuntores e seccionadoras SF6, que funcionam com o gás a baixa pressão. Como os polos ficam envoltos no gás SF6, a manutenção é reduzida, afirma o comunicado da Engerey, e com isso há baixo risco de vazamento ou de comprometimento das propriedades dielétricas, não havendo a necessidade de sistemas de monitoramento de vazamento. 

A empresa ainda afirma que a célula SM6 pode ser processada, reciclada e seus materiais recuperados, após o fim da vida útil, conforme as regulamentações europeias relativas aos produtos eletroeletrônicos. Além disso, o produto não libera gases na atmosfera ou líquidos poluentes.

 



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025