A empresa Engerey, de Curitiba (PR), montadora de painéis elétricos, fechou parceria com a francesa Schneider Electric para produzir células modulares de média tensão, também conhecidas como cubículos SM6. Essas células são utilizadas como proteção e medição de entradas de média tensão de concessionárias de energia, além da distribuição e proteção em média tensão dentro das unidades consumidoras, em indústrias, shopping centers, data centers, aeroportos, companhias de saneamento e outros segmentos do setor terciário.

Para passar a produzir as células, a Engerey recebeu a certificação EcoXpert MV, oferecida pela Schneider, o que segundo a empresa confere garantia de qualidade e originalidade de componentes do painel. No caso da linha SM6 Schneider Electric, o tamanho do equipamento é considerado compacto, o que torna sua aplicação viável, por exemplo, para instalação de shoppings até subestações com limitação de espaço em redes de distribuição elétrica.

O SM6 tem disjuntores e seccionadoras SF6, que funcionam com o gás a baixa pressão. Como os polos ficam envoltos no gás SF6, a manutenção é reduzida, afirma o comunicado da Engerey, e com isso há baixo risco de vazamento ou de comprometimento das propriedades dielétricas, não havendo a necessidade de sistemas de monitoramento de vazamento. 

A empresa ainda afirma que a célula SM6 pode ser processada, reciclada e seus materiais recuperados, após o fim da vida útil, conforme as regulamentações europeias relativas aos produtos eletroeletrônicos. Além disso, o produto não libera gases na atmosfera ou líquidos poluentes.

 



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024