A Weg anunciou a construção de nova fábrica de motores elétricos em Santo Tirso, em Portugal. O total previsto no investimento é de 23,5 milhões de euros, que serão usados em edificação de 22.680 m², em mesmo terreno onde a empresa catarinense já conta com operação de 16.300 m², dedicada à fabricação de motores industriais de baixa tensão.

A nova unidade será voltada para a produção de motores elétricos de grande porte. Até o momento, essa linha produtiva ficava na cidade de Maia, também em Portugal. A meta com o investimento é centralizar todas as operações portuguesas em Santo Tirso, informou a Weg em comunicado.

De acordo com o diretor da Weg Motores, Alberto Kuba, o investimento inclui aumento da capacidade e modernização das operações em Portugal. Segundo ele, além de levar para o local a produção de motores de média e alta tensão à prova de explosão, a intenção é produzir painéis elétricos, soluções de automação e centralizar os serviços de assistência técnica. “Também estamos planejando aumentar a gama de motores elétricos para tamanhos maiores no país”, revela Kuba.

A nova fábrica em Santo Tirso deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2024 e gerar cerca de 100 novos empregos. A Weg está em Portugal desde 2002, quando comprou fábrica de motores elétricos em Maia. Em 2015 a companhia iniciou a construção da primeira fábrica em Santo Tirso, a 24 quilômetros de Maia. Inaugurada em 2018, a unidade integrou a linha de produção com usinagem, fabricação de rotor, bobinagem, montagem e laboratórios de ensaios elétricos dedicados.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025