A Weg anunciou a construção de nova fábrica de motores elétricos em Santo Tirso, em Portugal. O total previsto no investimento é de 23,5 milhões de euros, que serão usados em edificação de 22.680 m², em mesmo terreno onde a empresa catarinense já conta com operação de 16.300 m², dedicada à fabricação de motores industriais de baixa tensão.

A nova unidade será voltada para a produção de motores elétricos de grande porte. Até o momento, essa linha produtiva ficava na cidade de Maia, também em Portugal. A meta com o investimento é centralizar todas as operações portuguesas em Santo Tirso, informou a Weg em comunicado.

De acordo com o diretor da Weg Motores, Alberto Kuba, o investimento inclui aumento da capacidade e modernização das operações em Portugal. Segundo ele, além de levar para o local a produção de motores de média e alta tensão à prova de explosão, a intenção é produzir painéis elétricos, soluções de automação e centralizar os serviços de assistência técnica. “Também estamos planejando aumentar a gama de motores elétricos para tamanhos maiores no país”, revela Kuba.

A nova fábrica em Santo Tirso deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2024 e gerar cerca de 100 novos empregos. A Weg está em Portugal desde 2002, quando comprou fábrica de motores elétricos em Maia. Em 2015 a companhia iniciou a construção da primeira fábrica em Santo Tirso, a 24 quilômetros de Maia. Inaugurada em 2018, a unidade integrou a linha de produção com usinagem, fabricação de rotor, bobinagem, montagem e laboratórios de ensaios elétricos dedicados.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024