Operação-padrão dos auditores fiscais da Receita Federal, iniciada em dezembro de 2021, está causando paralisações na produção da indústria eletroeletrônica, alerta a Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

Em sondagem realizada pela associação entre 28 de janeiro e 7 de fevereiro, foi constatado que 31% das empresas do setor já relatam algum tipo de interrupção em suas linhas de produção em razão da falta de insumos e pelo aumento dos custos de importação. Na pesquisa anterior, que compreendia o período até o dia 18 de janeiro, nenhuma empresa havia indicado paradas na produção.

Ainda segundo o levantamento, subiu de 35% para 55% o total de entrevistadas que enfrentam algum tipo de dificuldade, como atrasos na liberação de mercadorias e cargas ou no recebimento de produtos. Como consequência, além dos atrasos na produção, relatado por 41% das entrevistadas, as empresas sofrem o atraso nos prazos de entrega de produtos (43%), com o aumento de custos de importação (36%), com custos adicionais de armazenagem (41%), entre outros problemas.

Além disso, a sondagem também identificou pela primeira vez problemas nas exportações de produtos, que já são indicados por 18% das empresas, impactadas pela demora nas operações de embarque e no desembaraço de mercadorias.  As empresas também citaram atrasos na entrega de mercadorias aos clientes (10%) e custos adicionais associados à armazenagem e na movimentação de cargas (9%).

Por conta do cenário, a Abinee tem atuado junto aos órgãos do Poder Executivo, solicitando a normalização da tramitação dos despachos aduaneiros. Está sendo cogitada também a possibilidade de eventuais ações judiciais pelos associados. “O setor está de olhos vendados no meio de um tiroteio”, diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024