A Eletronuclear assinou no dia 9 de fevereiro contrato com o consórcio formado pelas empresas Ferreira Guedes, Matricial e ADtranz que permitirá a retomada das obras da usina nuclear Angra 3. O consórcio foi o vencedor da licitação para contratar os serviços dentro do escopo do Plano de Aceleração do Caminho Crítico da unidade.

A assinatura do contrato foi realizada após superadas etapas de recurso impetrado por participantes da licitação, cujo resultado havia sido anunciado em julho de 2021. Estava pendente ainda uma avaliação de compliance, também resolvida da mesma forma. Após esse período de resolução, a assinatura do contrato foi aprovada pelo Conselho de Administração da Eletrobras no final de janeiro.

Com o contrato assinado, o consórcio começará a mobilizar o canteiro de obras para, em breve, reiniciar a construção da usina. Entre as principais medidas das novas obras constam a conclusão da superestrutura de concreto do edifício do reator de Angra 3 e uma parte importante da montagem eletromecânica, que inclui o fechamento da esfera de aço da contenção e a instalação da piscina de combustíveis usados, da ponte polar e do guindaste do semipórtico.

Mais para a frente, será realizada outra licitação pela Eletronuclear para contratar a empresa ou o consórcio que vai finalizar as obras civis e a montagem eletromecânica da usina. Isso será feito via contrato de EPC (sigla em inglês para engenharia, gestão de compras e construção).



Mais Notícias EM



Intersolar Brasil Nordeste 2027 anuncia lote antecipado para expositores

Feira e congresso reunirão fornecedores, investidores e especialistas para discutir os próximos passos da transição energética na região.

23/10/2026


Neoenergia obtém financiamento de R$ 857 milhões para modernizar rede de distribuição

Recursos apoiarão a ampliação da capacidade, a automação da rede e a conexão de novos consumidores e geradores renováveis.

23/10/2026


ONS premia agentes por excelência na operação do SIN

Segunda edição da iniciativa amplia categorias e reconhece empresas de transmissão e geração pelo desempenho operacional.

23/10/2026