O governo brasileiro, por intermédio do MME, assinou no dia 7 de dezembro um memorando de entendimento com o Ministério do Clima, Energia e Serviços Públicos da Dinamarca. O acordo prevê ações conjuntas para estimular o uso de energias renováveis e a transição energética.

O acordo bilateral vai envolver, para começar, o compartilhamento de experiência e o conhecimento técnico da Dinamarca em energia eólica offshore. Estão entre as demandas de aproveitamento do know-how do país nórdico a ajuda na elaboração do quadro regulamentar brasileira para a nova fonte, o desenvolvimento de infraestruturas e o estabelecimento de relações com investidores e indústrias, considerando os impactos sociais e ambientais.

Outra demanda que deve ser atendida pela cooperação entre os países visa o desenvolvimento da fonte de recuperação energética de resíduos (WTE, da sigla em inglês de Waste To Energy). Devem ser fruto de intercâmbio entre agentes públicos e representantes da indústria local discussões sobre a destinação de resíduos para fins econômicos, na produção de biogás e biometano, geração de eletricidade, incineração, energia térmica e fertilizantes.

Ainda é objeto do acordo o reforço do diálogo entre o Brasil e a Dinamarca para gerar soluções de transição energética e promover o intercâmbio da formulação de planos de expansão energética. Isso pode incluir, por exemplo, o armazenamento e geração de energia, integração de energia renovável variável, transmissão e distribuição de eletricidade e ainda o uso de novas tecnologias e combustíveis, como o hidrogênio.

As formas de cooperação são por várias vias. Poderá envolver troca de dados, informações e documentação, visitas intergovernamentais e internacionais e reuniões online, envolvendo formuladores de políticas, reguladores, instituições acadêmicas e empresas. Estão previstas ainda a organização e participação conjunta em seminários, workshops e reuniões para compartilhar informações e melhores práticas.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025