A CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, agente responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no Brasil, lançou recentemente videoaulas para os seus cursos de capacitação ao mercado. O objetivo é que os treinamentos online supram conteúdos das aulas presenciais que foram canceladas após o agravamento das medidas impeditivas adotadas por conta do Covid-19. “Essa é mais uma iniciativa da CCEE para atingir um de seus objetivos estratégicos: capacitar e prover informações para o mercado de energia”, afirma Daniel Gomes, gerente de capacitação da Câmara de Comercialização.

Segundo a organização, os conteúdos, disponíveis no Portal de Aprendizado (https://ccee.micropower.com.br/Performa/Web/Portal/Main/Home.aspx), apresentam desde temas introdutórios ao setor elétrico até abordagens mais técnicas. Todos os materiais são gratuitos, por meio de acesso simples ao canal, afirma a entidade.

Na primeira etapa do projeto, foram disponibilizadas sete videoaulas de cerca de 15 minutos na plataforma: quatro de introdução, abordando o setor elétrico e o trabalho realizado pela CCEE, duas sobre alterações nas regras de comercialização de energia em 2020 e outra sobre o processo de consulta dinâmica nos sistemas da Câmara. Alguns cursos serão restritos aos agentes da CCEE, como, por exemplo, os seguintes: Visão Geral das Operações da CCEE; Visão Geral de Agentes de Geração; e Gestão de Consumidores Livres nas Operações da CCEE.

De acordo com a CCEE, além de poderem ser ministrados e acompanhados remotamente, as videoaulas oferecem ainda a possibilidade de flexibilização de horários e apresentações mais dinâmicas feitas por instrutores.



Mais Notícias EM



GoodWe e Fotus firmam acordo para comercializar 300 MW no Brasil

Parceria busca ampliar oferta de soluções fotovoltaicas para integradores em todo o país.

07/07/2025


EDP destina até R$ 8,4 mi a projetos sociais e de saúde

Chamada recebe propostas até 4 de agosto em nove estados brasileiros

07/07/2025


Brasil adiciona 4 GW em geração no primeiro semestre de 2025

Termelétricas lideraram expansão, com 59% da nova capacidade instalada.

07/07/2025