O centro privado de tecnologia e inovação Lactec assinou carta de intenções para cooperação técnica com o EPRI - Electric Power Research Institute, organização norte-americana de pesquisa em energia elétrica. A ideia é desenvolver projetos em parceria de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para suprir carências tecnológicas em toda a cadeia de valor do setor de energia, da geração à distribuição.

Segundo informou em comunicado o Lactec, já estão sendo realizadas rodadas de conversa com executivos da EPRI para identificar projetos de interesse comum. As possíveis frentes de projetos são nas áreas de energias renováveis, termossolar, eólica offshore, recursos energéticos distribuídos, smart grid e hidrogênio energético.  A assinatura da carta de intenções aconteceu durante evento online no dia 26 de outubro, organizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O Lactec, baseado em Curitiba (PR), tem mais de 60 anos e tem foco nas empresas do setor elétrico, oferecendo soluções em projetos de P&D, serviços tecnológicos, análises e ensaios laboratoriais e em campo, além de consultorias especializadas. Já o EPRI, com sede em Palo Alto, na Califórnia, é uma organização independente sem fins lucrativos, que realiza programas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltados ao setor elétrico nos Estados Unidos e em outros países.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025