O centro privado de tecnologia e inovação Lactec assinou carta de intenções para cooperação técnica com o EPRI - Electric Power Research Institute, organização norte-americana de pesquisa em energia elétrica. A ideia é desenvolver projetos em parceria de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para suprir carências tecnológicas em toda a cadeia de valor do setor de energia, da geração à distribuição.

Segundo informou em comunicado o Lactec, já estão sendo realizadas rodadas de conversa com executivos da EPRI para identificar projetos de interesse comum. As possíveis frentes de projetos são nas áreas de energias renováveis, termossolar, eólica offshore, recursos energéticos distribuídos, smart grid e hidrogênio energético.  A assinatura da carta de intenções aconteceu durante evento online no dia 26 de outubro, organizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O Lactec, baseado em Curitiba (PR), tem mais de 60 anos e tem foco nas empresas do setor elétrico, oferecendo soluções em projetos de P&D, serviços tecnológicos, análises e ensaios laboratoriais e em campo, além de consultorias especializadas. Já o EPRI, com sede em Palo Alto, na Califórnia, é uma organização independente sem fins lucrativos, que realiza programas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltados ao setor elétrico nos Estados Unidos e em outros países.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024