As empresas Air Liquide, Total Energies e Vinci Concessions se uniram para patrocinar a criação do maior fundo do mundo dedicado a soluções de infraestrutura de hidrogênio verde (H2V), produzido a partir de energia renovável. O fundo pretende atingir 1,5 bilhão de euros e já garantiu compromissos iniciais de 800 milhões de euros. O objetivo é acelerar o crescimento do ecossistema do H2V, investindo em grandes projetos estratégicos e alavancando a aliança de players industriais e financeiros. 

O fundo investirá em toda a cadeia de valor do hidrogênio renovável e de baixo carbono, nas regiões mais promissoras das Américas, Ásia e Europa, e contará com a participação de mais empresas. As três engajadas recentemente servem como patrocinadores-âncora e cada uma se comprometeu a investir 100 milhões de euros.  O fundo será administrado pela Hy24, uma nova joint venture 50/50 entre a Ardian, uma casa de investimento privada líder mundial, e a FiveT Hydrogen, uma plataforma de investimento que promove o H2V. A Air Liquide é uma das maiores produtoras de gases industriais do mundo, entre eles o hidrogênio.

A ideia com o fundo, segundo comunicado conjunto das empresas, é desbloquear projetos de grande escala em desenvolvimento e acelerar a expansão dos mercados. Com o anunciado apoio de políticas públicas e alguma utilização de financiamento de dívida, o fundo deverá promover projetos de hidrogênio com um valor total de cerca de 15 bilhões de euros. 



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025