A empreendedora eólica Casa dos Ventos anunciou nos últimos dias mais dois PPAs de longo prazo com indústrias para contratação de energia gerada por seus parques em construção no Brasil. O primeiro foi com a Rima Industrial, produtora de ligas à base de silício e magnésio. A empresa assinou contrato com duração de 15 anos para o fornecimento de 20 MWm a partir de 2024.

O contrato com o grupo Rima, que exercerá a opção de entrar como autoprodutora do empreendimento, foi a última transação de longo prazo envolvendo o Complexo Eólico Rio do Vento, de 1 GW, no Rio Grande do Norte, que já conta com sua primeira fase parcialmente em operação (504 MW). O restante da energia do parque, que terá mais 534 MW na segunda fase, será negociada em contratos de curto prazo.

O segundo PPA foi com a indústria química Unigel. Em um contrato de 20 anos, válido a partir de 2024, a Casa dos Ventos anunciou ter fechado acordo superior a R$ 1 bilhão. A indústria também terá a opção de se tornar autoprodutora, como sócia minoritária, do complexo eólico Babilônia Sul, em fase de implantação na Bahia e que terá 360 MW de potência instalada. A Unigel não informa o montante de energia negociado.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025