A Enel Distribuição São Paulo está instalando 13 árvores solares em parques estaduais públicos de São Paulo. A ação está programada para ser concluída no início de outubro. Os equipamentos contam com design semelhante a uma planta natural e conta com filmes fotovoltaicos simulando as folhas das árvores, que capturam a energia solar e a convertem em energia elétrica. Plugs permitem o  carregamento via USB de dispositivos eletrônicos.

Já foram instaladas cinco árvores, sendo quatro no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital paulista e uma no Parque Cândido Portinari, no Alto de Pinheiros. As demais serão implementadas no Parque Belém (zona leste), Parque da Juventude, no bairro de Santana, no Parque Água Branca (zona oeste), Parque Gabriel Chucre (Carapicuíba), Parque Jequitibá (Cotia) e Parque Ecológico do Embu-Guaçu Professor Aziz Ab'Saber (Embu-Guaçu).

A estrutura da árvore tem 3 metros de altura e pouco mais de 4 metros de largura. Os equipamentos contam com cinco saídas USB para uso das pessoas que frequentam os parques. Com cinco “folhas” e iluminação decorativa em LED, as árvores custaram R$ 560 mil para a Enel.



Mais Notícias EM



Nova norma eleva o padrão de segurança contra arcos elétricos no Brasil

NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.

08/06/2025


MME publica cronograma de leilões de transmissão até 2027

Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.

08/06/2025


Isa moderniza infraestrutura de transmissão em SP

Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.

08/06/2025