A Enel Distribuição São Paulo iniciou as obras de remoção de 260 postes em onze vias na região do Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital paulista. Em uma extensão total de 2,6 quilômetros, a intervenção vai ocorrer entre os meses de setembro de 2021 e agosto de 2022 e tem como objetivo realizar a conversão da rede elétrica aérea para subterrânea.

A obra vai beneficiar 880 clientes da concessionária, incluindo residências e pequenos comércios. Também estão na área o Museu de Zoologia, a Capela Sagrada Família e Santa Paulina, o Hospital do Ipiranga e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que será reinaugurado em 2022, depois de longa reforma. 

O projeto começa na Avenida Nazaré e conta com extensão de 1,1 km, abrangendo parte da rua dos Patriotas e o entorno da praça do Monumento e do parque da Independência, nas imediações do Museu do Ipiranga e do Museu de Zoologia. Já a segunda etapa envolve mais 1,5 km da avenida Dom Pedro I, onde toda a fiação aérea será convertida para subterrânea. O projeto terá cinco centros de transformação de superfície espalhados nessa avenida com um visual integrado com o mobiliário urbano.

A última etapa é a remoção total dos postes. A distribuidora já está mantendo tratativas com as empresas de telecom para que reorganizem suas fiações. Outro diferencial positivo do projeto é a rede de iluminação pública já ser subterrânea em grande parte das vias que serão atendidas pela nova rede de distribuição.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025