Equipamentos e ferramentas de testes elétricos são projetados para serem robustos, confiáveis ​​e fáceis de usar, mas também podem ser um meio de contágio de doenças. O vírus Sars-CoV-2 pode sobreviver durante dias em superfícies como plástico, metal ou borracha. Uma distribuidora de instrumentos de testes faz o alerta e recomenda alterações na rotina das empresas de engenharia.

Para ajudar a prevenir o contágio entre equipes de campo, a distribuidora britânica de instrumentos Instrotech publicou recentemente recomendações importantes sob o aspecto da sistematização dos procedimentos. Algumas são muito simples e outras demandam algum investimento, no entanto necessários para a segurança geral do pessoal

Lavar as mãos com frequência é pouco eficaz se pessoa estiver manuseando as mesmas ferramentas não higienizadas antes e depois de cada lavagem. É necessário um esforço para manter os instrumentos e as ferramentas extra-limpos e desinfetá-los com frequência, não importando se outra pessoa os esteja usando ou não. Como parte da rotina diária, o profissional deve atentar para os locais onde usa seu equipamento e como este pode ser exposto.

Para as empresa usuárias cujas equipes dividem equipamento, a companhia recomenda as seguintes medidas:

● Reorganizar a programação para minimizar o compartilhamento de ferramentas.

●Ter um profissional dedicada para um trabalho específico, como teste de isolamento ou realização de imagens térmicas, o que evita ficar passando o instrumento de teste de isolamento ou a câmera térmica de uma pessoa para outra. Isso pode ser um desafio no começo, mas mantém todos mais seguros.

● Se o trabalho precisar ser feito rapidamente, compre ou alugue instrumentos multifuncionais extras para que todos usem os seu próprio equipamento e realizem o trabalho com segurança.

● Todo trabalhador deve ter seu próprio kit pessoal. Infelizmente, atualmente, não se pode correr o risco de contaminação e compartilhar ferramentas traz um risco muito alto.



Mais Notícias EM



Inmetro acredita primeiro laboratório nacional para ensaio de respiração restrita em cabos para áreas classificadas

Teste atende requisito previsto nas normas da série ABNT IEC 60079 para seleção de prensa-cabos Ex "d"

13/07/2026


Plano Safra passa a financiar sistemas de armazenamento

Combinação entre geração fotovoltaica e sistemas de armazenamento amplia as aplicações da energia limpa no campo

13/07/2026


Statkraft aprova investimento de R$ 1 bilhão para novo parque eólico no Rio Grande do Sul

Projeto Gran Sul terá 280 MW de capacidade na primeira fase

13/07/2026