A Neoenergia anunciou avanços na construção do complexo eólico Oitis, localizado nos municípios de Dom Inocêncio, no Piauí, e em Casa Nova, na Bahia. Com obras iniciadas no fim de 2020, mas com três meses de antecipação em relação ao plano de negócios, a companhia já concretou 39 das 103 das fundações que vão receber os aerogeradores, o que equivale a mais de 37% do total.

O empreendimento será o maior do grupo no Brasil, com 12 parques que somam capacidade instalada de 566,5 MW, e tem operação comercial prevista para o 1º semestre de 2022. Além das obras civis dos parques eólicos nos dois estados, foram iniciados os serviços para a instalação da subestação Oitis – que teve a base dos transformadores concretada – e de uma linha de transmissão de 70 quilômetros de extensão, ambas com tensão de 500 kV. A linha servirá para levar a energia produzida até a subestação Queimada Nova II (PI), ponto de conexão do parque ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Além deste parque, a empresa também avança na construção do Parque Eólico Chafariz, em construção na Paraíba. Superando as expectativas do plano de negócios, os primeiros 29 aerogeradores do empreendimento entraram em operação comercial e têm capacidade instalada correspondente a 100,48 MW. A entrega está com 17 meses de antecedência em relação ao início da vigência do contrato no mercado regulado.

Ao todo, serão 136 turbinas distribuídas em 15 parques, totalizando potência instalada de 471,2 MW. O comissionamento dos equipamentos foi possível graças à antecipação da energização de outro projeto da companhia na região, a linha de transmissão Santa Luzia, que integra o lote 6 do leilão realizado pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica em dezembro de 2017.



Mais Notícias EM



EDP constrói subestação em Ferraz de Vasconcelos

Sistema vai ampliar capacidade energética da cidade em 38%.

16/06/2025


Solatio inicia preparação de terreno de usina de H2 verde no Piauí

Projeto visa a produção de 400 mil toneladas de hidrogênio verde e 2,2 milhões de amônia verde.

16/06/2025


Aneel aprova novas regras para a tarifa social

Descontos propostos pela MP 1300 já passam a valer a partir de 5 de julho.

16/06/2025