A Copel adquiriu 100 drones para uso em inspeções em linhas de distribuição de média e alta tensão no Paraná. Os equipamentos visam inspeções preventivas e corretivas nos mais de 200 mil quilômetros de linhas de distribuição da companhia. A ideia da Copel é garantir mais segurança e agilidade aos trabalhos de eletricistas, que todos os dias precisam verificar linhas, chaves, transformadores e demais equipamentos da rede, especialmente em locais de difícil acesso. Cerca de 100 profissionais da empresa foram treinados em Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba em junho para operarem os novos drones. O próximo passo será adquirir um software que transmita as imagens e informações dos drones para a central da Copel em tempo real. 

Para a empresa, os principais ganhos se darão em áreas rurais, no entorno das cidades e também no litoral, em regiões onde somente é possível chegar de barco, locais em que as operações de manutenção são mais complexas. Na primeira fase do projeto, a empresa atestou, em algumas inspeções em áreas de mais difícil acesso, uma queda média de dez dias por trecho para três dias em 2020. A expectativa é a de que isso seja ainda mais reduzido com o aumento da quantidade de equipamentos. 

Até então, a Copel tinha 19 drones para inspeções, adquiridos em 2018 basicamente para testes. Com os novos equipamentos, mais inspeções estão sendo feitas em toda a rede da empresa no Paraná. Para que os consumidores não tenham receio de ver os equipamentos sobrevoando por suas propriedades, todos foram adesivados com a identidade visual da empresa na cor laranja. Ainda assim, caso o consumidor desconfie do drone, é possível entrar em contato com a companhia para confirmar se o serviço realmente está sendo feito por profissionais da Copel pelo telefone 0800 51 00 116. 



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024