O grupo Gera, que atua em comercialização e geração de energia renovável, em parceria com a Empesa, empresa especializada em tratamento de resíduos sólidos, inauguraram uma usina de energia a biogás, de 2,8 MW de potência instalada, construída no aterro sanitário do município de Caruaru, Pernambuco.

A usina abastecerá cerca de 1,1 mil unidades consumidoras (lojas, sites e antenas) da operadora de telecom Vivo no estado pernambucano. Com capacidade de produção de 18.834 MWh/ano, é o primeiro complexo de geração de energia com a fonte do biogás implementado pela operadora no Nordeste. Construído e operado pelas duas empresas, o complexo termelétrico vai injetar a energia na rede da concessionária local, a Celpe, do grupo Neoenergia.

O plano de sustentabilidade da Vivo prevê a construção de mais de 70 usinas de fontes renováveis em todo o País, solares, hídricas e de biogás. O projeto de geração distribuída da empresa responderá por mais de 80% do seu consumo em baixa tensão, atendendo mais de 28 mil unidades da operadora. A meta é produzir cerca de 670 mil MWh/ano, o suficiente para abastecer uma cidade de até 300 mil habitantes. A parceria com o grupo Gera envolve um total de 18 usinas de energia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024