O grupo Gera, que atua em comercialização e geração de energia renovável, em parceria com a Empesa, empresa especializada em tratamento de resíduos sólidos, inauguraram uma usina de energia a biogás, de 2,8 MW de potência instalada, construída no aterro sanitário do município de Caruaru, Pernambuco.
A usina abastecerá cerca de 1,1 mil unidades consumidoras (lojas, sites e antenas) da operadora de telecom Vivo no estado pernambucano. Com capacidade de produção de 18.834 MWh/ano, é o primeiro complexo de geração de energia com a fonte do biogás implementado pela operadora no Nordeste. Construído e operado pelas duas empresas, o complexo termelétrico vai injetar a energia na rede da concessionária local, a Celpe, do grupo Neoenergia.
O plano de sustentabilidade da Vivo prevê a construção de mais de 70 usinas de fontes renováveis em todo o País, solares, hídricas e de biogás. O projeto de geração distribuída da empresa responderá por mais de 80% do seu consumo em baixa tensão, atendendo mais de 28 mil unidades da operadora. A meta é produzir cerca de 670 mil MWh/ano, o suficiente para abastecer uma cidade de até 300 mil habitantes. A parceria com o grupo Gera envolve um total de 18 usinas de energia.
Mais Notícias EM
Orçamento provisório prevê R$ 52,7 bi e alta influenciada por subsídios da geração distribuída.
12/12/2025
Estudo da EIC vê potencial bilionário, mas ressalta entraves de rede, portos e regulação.
15/12/2025
Projetos dos Lotes 03 e 05 somam R$ 3,6 bi e 1.456 km de linhas de transmissão.
12/12/2025