A Neoenergia está desenvolvendo sensores inteligentes para redes elétricas de 69 kV, em alta tensão. A iniciativa faz parte do programa de P&D Aneel da empresa e as pesquisas estão sendo feitas em cooperação com o Instituto Lactec e a Tecsys. Os sensores criados no projeto monitoram as principais informações das linhas de transmissão, como corrente, fator de potência e corrente de surto.

Também capaz de identificar faltas de energia de forma automática, o objetivo da pesquisa, segundo a Neoenergia, é desenvolver tecnologia nacional, que acelere o processo de modernização das redes com a melhoria da qualidade dos serviços.

O aparelho em desenvolvimento é formado por três sensores, sendo um para cada fase da rede elétrica, e uma unidade concentradora, instalada no poste ou estrutura da linha de transmissão. Os equipamentos se comunicam por radiofrequência. A unidade concentradora envia periodicamente todas as informações medidas pelo conjunto para o centro de operações da distribuidora, por meio de rede celular, rádio, satélite ou fibra ótica.

As informações coletadas e enviadas para a central operacional servem tanto para monitorar a rede como gerar alarme de falta de energia ou de eventuais problemas. Esse alerta aponta a localização exata, levando a uma resolução mais ágil. O sensor informa ainda as suas condições de funcionamento, como estado da carga das baterias e alarmes para manutenção.

O primeiro equipamento para testes já foi instalado no município de Barreiras pela Coelba, distribuidora da Neoenergia na Bahia. Outras nove unidades serão testadas; as próximas em Itapeva e Votuporanga, em São Paulo, cidades na concessão da Elektro.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025