A Neoenergia está desenvolvendo sensores inteligentes para redes elétricas de 69 kV, em alta tensão. A iniciativa faz parte do programa de P&D Aneel da empresa e as pesquisas estão sendo feitas em cooperação com o Instituto Lactec e a Tecsys. Os sensores criados no projeto monitoram as principais informações das linhas de transmissão, como corrente, fator de potência e corrente de surto.

Também capaz de identificar faltas de energia de forma automática, o objetivo da pesquisa, segundo a Neoenergia, é desenvolver tecnologia nacional, que acelere o processo de modernização das redes com a melhoria da qualidade dos serviços.

O aparelho em desenvolvimento é formado por três sensores, sendo um para cada fase da rede elétrica, e uma unidade concentradora, instalada no poste ou estrutura da linha de transmissão. Os equipamentos se comunicam por radiofrequência. A unidade concentradora envia periodicamente todas as informações medidas pelo conjunto para o centro de operações da distribuidora, por meio de rede celular, rádio, satélite ou fibra ótica.

As informações coletadas e enviadas para a central operacional servem tanto para monitorar a rede como gerar alarme de falta de energia ou de eventuais problemas. Esse alerta aponta a localização exata, levando a uma resolução mais ágil. O sensor informa ainda as suas condições de funcionamento, como estado da carga das baterias e alarmes para manutenção.

O primeiro equipamento para testes já foi instalado no município de Barreiras pela Coelba, distribuidora da Neoenergia na Bahia. Outras nove unidades serão testadas; as próximas em Itapeva e Votuporanga, em São Paulo, cidades na concessão da Elektro.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024