A Usina Hidrelétrica Teles Pires, controlada pela Neoenergia, foi registrada para a emissão de Certificados de Energia Renovável (I-REC, na sigla em inglês). Esses títulos podem ser comercializados e transferidos para empresas que desejam compensar sua geração originalmente feita por fontes fósseis. A homologação foi feita pelo Instituto Totum, entidade responsável pelo sistema no Brasil.

A hidrelétrica da Neoenergia, localizada entre os estados do Pará e Mato Grosso, tem capacidade instalada de 1820 MW. Para emitir os certificados, a usina Teles Pires foi incluída na Plataforma I-REC, após um processo de auditoria realizado pelo Instituto Totum. Poderão ser comercializados os títulos referentes à energia gerada pelo empreendimento a partir de 2020. Cada I-REC equivale a 1 MWh e, atualmente, cada título tem preços que variam de R$ 2/MWh até R$ 8/MWh, a depender do volume negociado.

Os I-RECs podem ser adquiridos como atributo ambiental da energia limpa, para neutralizar as emissões de carbono das empresas. Para isso, são baseados no inventário de emissões de GEE do escopo 2 do Programa Brasileiro GHG Protocol, aquelas provenientes indiretamente da energia consumida. De janeiro até julho, foram transacionados no Brasil 5,1 milhões de I-RECs, volume quase 30% superior ao emitido em todo o ano passado, quando a negociação local atingiu 4 milhões de certificados. A previsão do Instituto Totum é que as emissões atinjam 8 milhões de I-RECs em 2021.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025