A operadora de telecom Claro conectou uma usina geração distribuída a biogás, com 4,65 MW de potência instalada, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Construída e operada pela RZK Energia, a nova usina vai gerar créditos de compensação para 2991 unidades da Claro, entre torres de telefonia, datacenters e outras estruturas operacionais da companhia.

A usina é compacta, ocupa 700 metros quadrados, com um conjunto de quatro motores, interligados ao aterro municipal da cidade por meio de dutos. O aterro recebe diariamente 4500 toneladas de resíduos de diversos municípios da Baixada Fluminense. A iniciativa integra o programa da Claro, criado em 2017, que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa no Brasil.

Em 2020, o programa já alcançou a marca de 40% de geração própria de energia nas unidades de baixa tensão. O projeto de GD prevê a implantação de usinas solares, hídricas, a biogás e de cogeração qualificada, em todas as concessionárias de energia elétrica do país, e engloba ainda ações de mobilidade elétrica e eficiência energética.

Há usinas em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Ceará, São Paulo e no Distrito Federal e tem instalações em fase final de implantação, além de projetos em construção nas demais unidades federativas.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025