A operadora de telecom Claro conectou uma usina geração distribuída a biogás, com 4,65 MW de potência instalada, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Construída e operada pela RZK Energia, a nova usina vai gerar créditos de compensação para 2991 unidades da Claro, entre torres de telefonia, datacenters e outras estruturas operacionais da companhia.

A usina é compacta, ocupa 700 metros quadrados, com um conjunto de quatro motores, interligados ao aterro municipal da cidade por meio de dutos. O aterro recebe diariamente 4500 toneladas de resíduos de diversos municípios da Baixada Fluminense. A iniciativa integra o programa da Claro, criado em 2017, que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa no Brasil.

Em 2020, o programa já alcançou a marca de 40% de geração própria de energia nas unidades de baixa tensão. O projeto de GD prevê a implantação de usinas solares, hídricas, a biogás e de cogeração qualificada, em todas as concessionárias de energia elétrica do país, e engloba ainda ações de mobilidade elétrica e eficiência energética.

Há usinas em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Ceará, São Paulo e no Distrito Federal e tem instalações em fase final de implantação, além de projetos em construção nas demais unidades federativas.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024