A JCB está lançando no Brasil uma miniescavadeira elétrica, a 19C-1E, para substituir modelos a diesel. Desenvolvida na Inglaterra e já comercializada em países da Europa e nos Estados Unidos, a máquina é 100% elétrica e terá sua produção nacionalizada na fábrica da JCB em Sorocaba (SP).

Por evitar a emissão de poluentes, o sistema permite a operação dentro de edifícios e em ambientes sensíveis às emissões, como túneis e passagens subterrâneas, sem a necessidade de instalação de equipamentos de alto custo de extração de gases de escape. Outra vantagem é o baixo ruído externo do motor elétrico, cinco vezes mais silencioso do que seu equivalente tradicional movido a diesel.

Parte do projeto da JCB de oferecer máquinas de construção, ao invés da motorização a diesel, a 19C-1E recebe um motor elétrico e três baterias de 104 Ah, fornecendo uma capacidade total de energia de 312 Ah (15 kWh). As baterias modulares utilizam células de íons de lítio NMC, também empregadas em automóveis elétricos, alojadas em uma carcaça projetada para suportar os rigores do uso em áreas de construção.

 Com sistema elétrico de 48 V, o motor tem torque instantâneo e maior do que o motor diesel da máquina padrão, garantindo o mesmo desempenho de escavação que a escavadeira padrão de 1,9 toneladas. Segundo a empresa, a alta eficiência da combinação eletro-hidráulica significa uma necessidade de arrefecimento menor — apenas um pequeno radiador hidráulico com um pequeno ventilador elétrico termostático — o que contribui para uma maior vida útil da bateria e um nível de ruído muito mais baixo.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024