Um relatório do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) concluiu que a indústria eólica precisará treinar mais de 480 mil pessoas nos próximos cinco anos para atender à demanda do mercado global. Somente no Brasil, 3737 profissionais precisarão ser qualificados para sustentar a instalação programada de 9,7 GW adicionais de eólica onshore até 2025.

Segundo o GWEC, a tarefa não será difícil para o Brasil, pois em 2020 o mercado cresceu 101% e 13 prestadores de treinamento certificados formaram uma força de trabalho de mais de 5500 pessoas, segundo o documento. O relatório chama a atenção também para o nascimento do mercado eólico offshore no Brasil, que pode ter seu primeiro projeto de demonstração ainda na primeira metade desta década, com a efetiva entrada no mercado esperada para 2027. Os cálculos do estudo não levam em conta uma demanda de treinamento nessa modalidade.

Pelo relatório, mais de 70% da nova demanda global de treinamento de mão de obra virá dos 10 mercados analisados: Brasil, China, Japão, Índia, México, Marrocos, Arábia Saudita, África do Sul, Estados Unidos e Vietnã. Os mercados avaliados foram selecionados pela diversidade regional e por serem os maiores mercados eólicos do mundo, de alto crescimento ou emergentes.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024