O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) atualizou a plataforma de simulação em tempo real RTDS (Real Time Digital Simulator), que executa aplicações em sistemas elétricos. Instalada no Centro de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (AS.DT), o upgrade da plataforma ampliou a capacidade da instalação original do simulador, passando a ser o segundo maior da América Latina. Além disso, segundo o PTI-BR, o sistema permitirá uma representação mais fiel dos sistemas modelados.

O RTDS é um hardware computacional capaz de fazer simulações de sistemas elétricos em tempo real, possibilitando testar equipamentos nas mesmas condições de quando instalados em campo. Embora o foco do laboratório seja apoiar as atividades da usina de Itaipu, o AS.DT também atende demandas de outras empresas do setor elétrico.

A demanda pela atualização do equipamento surgiu, principalmente, em função do processo de modernização tecnológica de geradores de energia elétrica e da necessidade de executar novas bibliotecas desenvolvidas para a plataforma. A ideia é permitir que o simulador dê suporte durante o processo de atualização tecnológica da usina.

O novo RTDS tem maior capacidade de processamento, o que elimina um dos principais gargalos da versão antiga e permite realizar estudos e testes com maior fidelidade a sistemas reais. A nova versão portátil é mais robusta que o RTDS anterior e foi desenvolvida para possibilitar a representação de elementos de eletrônica de potência, como o HVDC (sistema de corrente contínua em alta tensão), que está ligado à usina e também passará por atualização.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024