O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) atualizou a plataforma de simulação em tempo real RTDS (Real Time Digital Simulator), que executa aplicações em sistemas elétricos. Instalada no Centro de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (AS.DT), o upgrade da plataforma ampliou a capacidade da instalação original do simulador, passando a ser o segundo maior da América Latina. Além disso, segundo o PTI-BR, o sistema permitirá uma representação mais fiel dos sistemas modelados.

O RTDS é um hardware computacional capaz de fazer simulações de sistemas elétricos em tempo real, possibilitando testar equipamentos nas mesmas condições de quando instalados em campo. Embora o foco do laboratório seja apoiar as atividades da usina de Itaipu, o AS.DT também atende demandas de outras empresas do setor elétrico.

A demanda pela atualização do equipamento surgiu, principalmente, em função do processo de modernização tecnológica de geradores de energia elétrica e da necessidade de executar novas bibliotecas desenvolvidas para a plataforma. A ideia é permitir que o simulador dê suporte durante o processo de atualização tecnológica da usina.

O novo RTDS tem maior capacidade de processamento, o que elimina um dos principais gargalos da versão antiga e permite realizar estudos e testes com maior fidelidade a sistemas reais. A nova versão portátil é mais robusta que o RTDS anterior e foi desenvolvida para possibilitar a representação de elementos de eletrônica de potência, como o HVDC (sistema de corrente contínua em alta tensão), que está ligado à usina e também passará por atualização.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025