A EDP recebeu a licença ambiental e assinou a ordem de serviço para a construção da subestação Ibiraçu, no Espírito Santo. O empreendimento, que beneficiará 21 mil habitantes dos municípios de Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Aracruz, contará com um investimento da ordem de R$ 5 milhões e deve gerar 100 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras. A subestação será erguida em uma área de 2,5 mil metros quadrados e está prevista para entrar em operação em sete meses.

De acordo com comunicado da EDP, a subestação Ibiraçu somará a outras 97 subestações que compõem a rede de distribuição da companhia. O sistema contará com dois níveis de tensão (69/13,8 kV) e um transformador de 6,7 MVA, distribuídos em dois alimentadores de média tensão. Segundo a empresa, essa configuração traz maior confiabilidade e qualidade.

A operação da subestação será telecomandada via Centro de Operação Integrado (COI). Totalmente digitalizada, a unidade possui sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, conta com videomonitoramento para segurança, o que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025