A Eletrobras, a Siemens Energy e o Cepel, braço tecnológico da Eletrobras, assinaram memorando para a realização conjunta de estudos para obtenção do domínio do ciclo tecnológico completo do hidrogênio verde no Brasil. A ideia é dominar desde as etapas da sua produção até o consumo com a criação de uma planta de produção piloto escalável, com possibilidade de expansões futuras e atividades complementares. A partir dos resultados dos estudos, as empresas poderão avançar para a implantação de uma usina de produção de H2 em escala comercial. 

O Cepel estuda a produção de hidrogênio através do processo de eletrólise há duas décadas e vem atuando nos aprofundamentos de pesquisas para avanços práticos no domínio deste modelo de negócio. Já a Siemens Energy desenvolve eletrolisadores baseados na tecnologia PEM (sigla para membrana de troca de prótons, em inglês). Há três anos a empresa lançou o eletrolisador Silyzer 300, da ordem de 17 MW. A estratégia da empresa é lançar uma nova geração do sistema a cada quatro ou cinco anos, com aumento em dez vezes na vazão de hidrogênio produzido. 

O interesse da Eletrobras de desenvolver e implantar um projeto para a utilização de hidrogênio verde no Brasil se compatibiliza com o plano da Siemens de ter no país seu hub de hidrogênio verde para a América Latina, com o fornecimento das soluções e sistemas. A ideia do grupo alemão é ter Eletrobras e o Cepel como parceiros para integrar a sua tecnologia dentro do marco regulatório brasileiro.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024