A Neoenergia, do grupo Iberdrola, está investindo no desenvolvimento de um qualímetro, equipamento voltado a aferir a qualidade da energia entregue aos clientes. Essa tecnologia faz medições de oscilografias contínuas, utilizando técnica de compactação de dados. O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Aneel, e deve contemplar também sistema de localização de faltas.

O qualímetro é instalado na rede para registrar os parâmetros de qualidade da energia, identificando perturbações, como as variações de tensão de curta duração (VTCD). Segundo a Neoenergia, os modelos existentes atualmente só registram a VTCD quando a variação de tensão acontece. O diferencial do qualímetro em desenvolvimento está no fato de realizar um acompanhamento contínuo, além de garantir registro nos casos em que exista alguma demanda do cliente.

A oscilografia contínua garante ainda uma forma de medição que oferece maior extensão de registro, ao captar a forma da onda de tensão e de corrente. Outro ponto de destaque é a integração do qualímetro com um sistema de localização de defeitos em tempo real. Com isso, o operador tem acesso à informação na mesma hora da ocorrência, podendo resolvê-la o mais rápido possível.

O sistema permite localizar diferentes tipos de situações, desde a ocorrência de curtos-circuitos provocados por galhos de árvores encostados na rede até ocorrências de rompimento de cabo. Em fase de transformação do protótipo em produto, a previsão é de que 27 qualímetros sejam entregues em 2023 para serem utilizados nas distribuidoras da Neoenergia.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025