A transmissora ISA Cteep deu início em fevereiro à operação parcial da Interligação Elétrica (IE) Aguapeí, no interior de São Paulo, seis meses antes do prazo estipulado pela Aneel. O projeto está totalmente energizado e beneficia a região de Araçatuba e Presidente Prudente.

A IE Aguapeí tem mais de 120 km de linhas de transmissão e duas subestações com 1400 MVA de potência, Alta Paulista e Baguaçu, sendo que a primeira foi energizada em janeiro deste ano. A obra recebeu aporte de R$ 360 milhões, uma redução de mais de 40% em relação ao capex Aneel, e tem Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 60 milhões para o ciclo 2020-2021. O projeto foi arrematado no lote 29 do leilão de transmissão nº 05/2016.

As obras tiveram início no terceiro trimestre de 2019 e geraram por volta de 500 empregos, com mão de obra local. Segundo a empresa, foram adotadas ações inovadoras para minimizar impactos ambientais, como o aumento da distância das torres de transmissão em relação ao solo e o lançamento de cabos com drones, o que evitou intervenções em cerca de 25 hectares de Mata Atlântica.

Além de realizar a compensação ambiental com o plantio de 4,95 hectares de vegetação nativa, em acordo com o órgão ambiental paulista, a Cetesb, a companhia e as empresas contratadas para a construção do empreendimento doaram cinco mil mudas para o município de Flórida Paulista, no interior do estado. Outra ação ambiental envolveu a reciclagem total dos resíduos para a construção do empreendimento.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

26/04/2024