A Siemens Energy e a Air Liquide, produtora de gases industriais, assinaram memorando de entendimento para desenvolver a aplicação da tecnologia de eletrólise PEM (Proton Exchange Membrane), dominada pela Siemens, em grandes projetos de geração de hidrogênio em escala industrial. O objetivo é fundamentar as bases para a fabricação em massa de eletrolisadores na Europa, especialmente na Alemanha e França, além de desenvolver atividades de P&D mirando tecnologias de eletrolisador de próxima geração.

A iniciativa visa atender a demanda explosiva prevista para o uso de hidrogênio verde em todo o mundo, feito com energia renovável e com a tecnologia de eletrólise da água. Em relação à sua participação, a Siemens Energy e a Air Liquide irão candidatar-se conjuntamente a grandes projetos de financiamento no âmbito do Green Deal (Acordo Verde) da União Europeia e do programa Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI), financiado pelos governos da França e Alemanha, para o hidrogênio.

Com a parceria, a Siemens Energy e a Air Liquide pretendem fortalecer suas competências básicas e iniciar um ecossistema europeu para tecnologia de eletrólise de hidrogênio em conjunto com outros parceiros, onde já foram identificadas oportunidades de cooperação para projetos de hidrogênio sustentável em grande escala na França, Alemanha e outros países europeus. Uma delas é o projeto Air Liquide-H2V Normandy na França, com capacidade de 200 MW.
 



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024