A Siemens Energy e a Air Liquide, produtora de gases industriais, assinaram memorando de entendimento para desenvolver a aplicação da tecnologia de eletrólise PEM (Proton Exchange Membrane), dominada pela Siemens, em grandes projetos de geração de hidrogênio em escala industrial. O objetivo é fundamentar as bases para a fabricação em massa de eletrolisadores na Europa, especialmente na Alemanha e França, além de desenvolver atividades de P&D mirando tecnologias de eletrolisador de próxima geração.

A iniciativa visa atender a demanda explosiva prevista para o uso de hidrogênio verde em todo o mundo, feito com energia renovável e com a tecnologia de eletrólise da água. Em relação à sua participação, a Siemens Energy e a Air Liquide irão candidatar-se conjuntamente a grandes projetos de financiamento no âmbito do Green Deal (Acordo Verde) da União Europeia e do programa Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI), financiado pelos governos da França e Alemanha, para o hidrogênio.

Com a parceria, a Siemens Energy e a Air Liquide pretendem fortalecer suas competências básicas e iniciar um ecossistema europeu para tecnologia de eletrólise de hidrogênio em conjunto com outros parceiros, onde já foram identificadas oportunidades de cooperação para projetos de hidrogênio sustentável em grande escala na França, Alemanha e outros países europeus. Uma delas é o projeto Air Liquide-H2V Normandy na França, com capacidade de 200 MW.
 



Mais Notícias EM



TSEA investe US$ 25 milhões em fábrica nos EUA

Nova unidade na Carolina do Norte vai aproximar produção da multinacional brasileira das concessionárias e outras empresas.

30/03/2026


Andra anuncia nova unidade em Guarulhos

Instalação será inaugurada em maio com foco em disponibilidade de estoque e eficiência logística.

30/03/2026


O custo invisível do desperdício de energia

Máquinas antigas e ineficientes aumentam o custo e reduzem a competitividade da indústria.

30/03/2026