A Siemens Energy e a Air Liquide, produtora de gases industriais, assinaram memorando de entendimento para desenvolver a aplicação da tecnologia de eletrólise PEM (Proton Exchange Membrane), dominada pela Siemens, em grandes projetos de geração de hidrogênio em escala industrial. O objetivo é fundamentar as bases para a fabricação em massa de eletrolisadores na Europa, especialmente na Alemanha e França, além de desenvolver atividades de P&D mirando tecnologias de eletrolisador de próxima geração.

A iniciativa visa atender a demanda explosiva prevista para o uso de hidrogênio verde em todo o mundo, feito com energia renovável e com a tecnologia de eletrólise da água. Em relação à sua participação, a Siemens Energy e a Air Liquide irão candidatar-se conjuntamente a grandes projetos de financiamento no âmbito do Green Deal (Acordo Verde) da União Europeia e do programa Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI), financiado pelos governos da França e Alemanha, para o hidrogênio.

Com a parceria, a Siemens Energy e a Air Liquide pretendem fortalecer suas competências básicas e iniciar um ecossistema europeu para tecnologia de eletrólise de hidrogênio em conjunto com outros parceiros, onde já foram identificadas oportunidades de cooperação para projetos de hidrogênio sustentável em grande escala na França, Alemanha e outros países europeus. Uma delas é o projeto Air Liquide-H2V Normandy na França, com capacidade de 200 MW.
 



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025