A Nordex obteve o credenciamento do modelo de aerogerador N163/5.X junto ao BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o que permite que os empreendedores eólicos adquiram os modelos das novas turbinas, que têm potências disponíveis de 5,5 MW, 5,6 MW e 5,7 MW, através da linha de crédito Finame-BNDES e outras similares que utilizam o sistema de credenciamento do banco como parâmetro para definição de conteúdo local.

Para obter o credenciamento do modelo N163/5.X, o grupo alemão Nordex desenvolveu, em parceria com os fornecedores locais, 23 componentes que serão fabricados com certos níveis de material nacional e mão de obra brasileira, os quais também já se encontram credenciados pelo BNDES.

Com os componentes locais credenciados, a empresa produzirá as naceles e hubs do aerogerador em sua fábrica em Simões Filho, na Bahia. As pás de 81,5 metros serão produzidas pela Aeris, com unidade fabril em Pecém, no Ceará. Já as torres de concreto serão fabricadas também pela Nordex em suas fábricas itinerantes, que ficam próximas aos polos eólicos. Há duas já em operação para pedidos dos modelos de aerogeradores antigos, em Lagoa do Barro, no Piauí, e em Areia Branca, no Rio Grande do Norte.

Uma terceira fábrica itinerante de torres de concreto será montada ainda no primeiro semestre, em Ubiaí, na Bahia, para atender ao primeiro pedido das novas turbinas. Trata-se de pedido para a Statkraft, para o projeto do parque Ventos de Santa Eugênia, de 519 MW, na Bahia. Serão 91 turbinas de 5,7 MW.

O novo modelo é o quarto aerogerador da Nordex a ser credenciado pelo BNDES para a linha de crédito Finame, já que os modelos AW116, AW125 e AW132, já comercializados pelo Grupo Nordex no Brasil, também contam com conteúdo local credenciado. No Brasil desde 2012, a empresa já instalou mais de 700 aerogeradores no País, com uma capacidade instalada de 2,2 GW, e mais 1,1 GW já contratados ou em produção e construção.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024