A comercializadora Copel Mercado Livre assinou contrato para vender energia ao Porto de Paranaguá, no Paraná, pelos próximos cinco anos. O suprimento, que atenderá cinco unidades do porto, com promessa de se iniciar em maio, deve gerar economia de até R$ 13 milhões no período contratado, a depender da bandeira tarifária, segundo informou a Copel.
Na migração para o ACL, o Porto de Paranaguá escolheu a modalidade de comercializador varejista, pela qual a Copel se torna responsável pela intermediação e obrigações com a CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Isso simplifica e reduz custos com a associação do porto à CCEE.
Maior porto graneleiro do País e o terceiro quando se inclui todos os tipos de cargas, o Porto de Paranaguá será mais uma estatal paranaense a migrar para o mercado livre. Em 2020, o Instituto de Tecnologia do Paraná, o Tecpar, também já havia assinado contrato com a Copel, assim como a Assembleia Legislativa do Estado.
Mais Notícias EM
NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.
08/06/2025
Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.
08/06/2025
Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.
08/06/2025