Depois de implantar vários projetos de eficiência em uma de suas principais unidades produtivas, em Camaçari (BA), a  petroquímica Braskem conseguiu, em um ano, reduzir seu consumo em 833 GWh, volume equivalente ao consumo anual de energia elétrica de todo o estado de Roraima, com quase 600 mil habitantes. A façanha também equivale a uma diminuição de 247 mil toneladas de COno período.

Ao todo foram mais de dez iniciativas na unidade de Camaçari, com ganhos que representam 5,5% do total de energia consumida pela fábrica. Com a experiência, a ideia é replicar as iniciativas em outras unidades da companhia, nos estados de São Paulo (Grande ABC, Cubatão e Paulínia), Rio Grande do Sul (Triunfo), Rio de Janeiro (Duque de Caxias) e Alagoas (Maceió).

Entre os projetos, o destaque fica com o projeto ProMV, que por meio de modelos matemáticos, estatísticos e simulação em tempo real otimizou o consumo energético da operação dos fornos de pirólise, equipamentos chaves na operação das centrais petroquímicas, e principais responsáveis pela demanda de energia.

Outra iniciativa foi a eletrificação de equipamentos, com a substituição do acionamento de equipamentos turbinados, como bombas e compressores, por motores elétricos de maior eficiência. Os demais projetos estão ligados à modernização tecnológica de equipamentos nas linhas de produção, realizada principalmente durante as manutenções planejadas.

 



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025