A EDP Brasil reduziu em 95% as invasões a subestações, onde ocorrem furtos de cabeamento, por meio da implantação de um sistema de segurança que combina câmeras, radares e alto-falantes IP da Axis Communications. Além de evitar o risco de vida para os criminosos, a medida evita interrupção do fornecimento de energia e a queda na avaliação da distribuidora junto à Aneel.

O sistema funciona de forma inteligente. Quando os radares detectam uma aproximação indevida, aparece mensagem na central de monitoramento e uma câmera é direcionada automaticamente para o local do incidente. Em seguida, o alto falante IP é acionado para emitir uma mensagem clara ao infrator que, na maioria dos casos, é suficiente para evitar a invasão.

Segundo a EDP, caso o invasor prossiga na tentativa de roubo e ultrapasse o limite, uma nova mensagem emitida pelo alto-falante informa que as autoridades foram acionadas. Caso necessário, o operador também pode utilizar o microfone de mesa para falar ao vivo com o criminoso.

O projeto foi executado pelas empresas M3 Tecnologia e SS Brasil e sua implantação também reduziu despesas operacionais relacionadas ao sistema de controle de acesso. Isso porque foi instalada gestão remota de acessos, através dos chamados videoporteiros. Além de reduzir o número de funcionários, o monitoramento melhorou por conta das imagens geradas, com grande alcance e ângulos diversos.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024