Para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes em energias renováveis e eficiência energética, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União, dia 12 de novembro, a Portaria 941/2020, que reúne as diretrizes do EnergIF, o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O programa visa estimular o conhecimento nas áreas de energia eólica; solar fotovoltaica; eficiência energética na indústria e em edificações; biogás e biometano; biocombustíveis; hidrogênio verde e mobilidade elétrica.

Está prometida ainda a publicação de outro ato administrativo do MEC para tratar sobre as modalidades de ensino, tipos de curso e ofertas. As despesas para a execução das diretrizes do programa serão por dotações orçamentárias do MEC destinadas às redes de educação federais profissionalizantes.

A portaria determina que sejam planejadas ações e metas para infraestrutura de ensino (laboratórios e usinas piloto) nos institutos federais, para melhorar a formação profissional, ampliando a oferta de mão de obra local. Além disso, foram determinadas a elaboração de metas para aprimorar a pesquisa, desenvolvimento e inovação, e para difundir o empreendedorismo. Mesmo que seja voltada para a rede federal de ensino técnico (institutos federais), o programa EnergIF permitirá parceria com outras instituições de ensino, públicas ou privadas.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025