A Cemig firmou um Protocolo de Intenções com o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) e com o Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas de Minas Gerais (Sindimig) para implantar um centro de treinamento voltado à capacitação de profissionais do setor elétrico.

O novo centro será instalado nas dependências do CIAAR, em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte. A proposta é formar eletricistas, encarregados e ajudantes para atuação em redes e linhas de distribuição, com treinamentos em baixa, média e alta tensão, alinhados aos procedimentos operacionais da Cemig.

Segundo a companhia, a iniciativa integra a estratégia de assegurar mão de obra qualificada diante da expansão e da modernização do sistema elétrico em Minas Gerais. Os cursos seguirão a matriz técnica adotada pela empresa em suas operações.

“O centro permitirá alinhar a formação profissional às necessidades do sistema elétrico e ao programa de investimentos da Cemig”, afirma Ernando Braga, superintendente da Regional Centro da companhia.

O público prioritário são militares vinculados à Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (Guarnae-LS), com foco na qualificação e na inserção no mercado de trabalho após o término do serviço militar. Os formandos poderão ingressar na Cemig, via concursos públicos, ou atuar em empresas empreiteiras do setor.

A parceria com a Aeronáutica amplia uma política já adotada com o Exército Brasileiro. Em novembro de 2023, a Cemig firmou convênio com a 4ª Região Militar para capacitar soldados no curso de eletricistas de linhas aéreas de distribuição.

Essa iniciativa inclui militares licenciados e em serviço ativo. Para os que deixam o Exército, a formação ocorre por meio do Programa Jovem Aprendiz, em parceria com Senai e Sindimig. Segundo a empresa, mais de 300 profissionais já foram formados.



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026