A ArcelorMittal e a Casa dos Ventos iniciaram de forma antecipada a operação comercial de 100% do Complexo Eólico Babilônia Centro, localizado em Várzea Nova, na Bahia. O parque, concluído em julho, teve sua operação plena autorizada em outubro — antes da previsão inicial de novembro — e soma 553,5 MW de capacidade instalada em 123 aerogeradores. O investimento total foi de R$ 4,2 bilhões, com outorga válida por 35 anos.

Formada em abril de 2023, a joint venture entre as empresas viabilizou um dos maiores contratos corporativos de energia renovável do país, com fornecimento inicial de 267 MW para a ArcelorMittal, volume equivalente ao consumo de mais de 1 milhão de residências. O empreendimento marca a estreia da siderúrgica em geração eólica no Brasil.

Segundo a ArcelorMittal, o projeto contribui para diversificação da matriz elétrica da companhia e para metas de descarbonização. A empresa forneceu para as obras o vergalhão XCarb, produzido com 100% de sucata metálica e energia renovável, o que reduz em cerca de 60% a pegada de carbono na fabricação do aço utilizado nas fundações das torres.

O complexo tem potencial para evitar a emissão de aproximadamente 204 mil toneladas de CO₂ por ano. A ArcelorMittal pretende alcançar 100% de consumo elétrico renovável até 2030 e neutralidade de carbono em 2050.

A antecipação da operação ocorreu após parte dos aerogeradores ser conectada ao sistema já em fevereiro, 13 semanas antes do previsto. Para a Casa dos Ventos, o desempenho reflete alinhamento estratégico entre as companhias e cooperação operacional durante a implantação.

A parceria entre as empresas inclui ainda um projeto solar no mesmo complexo, entre Morro do Chapéu e Várzea Nova. A nova joint venture prevê cerca de R$ 700 milhões em investimentos para 200 MW de potência instalada, com operação comercial prevista para dezembro de 2025.



Mais Notícias EM



Evento discutirá tecnologias e sustentabilidade de edificações do futuro

Composto por congresso e feira, vai abordar, além de iluminação e automação, a convergência entre políticas públicas, certificações e aplicações de controle.

01/12/2025


Brasol adota sistema preventivo de monitoramento de queimadas

Ferramenta usa dados do INPE e IA para antecipar riscos a usinas solares.

01/12/2025


CGN Brasil lança empresa de O&M para renováveis

Nova subsidiária atuará em eólicas, solares e transmissão com foco em eficiência e inovação.

01/12/2025